Desde muito cedo aprendemos na escola que somos cidadãos e que como tais, temos muitos direitos. Direito a vida, a moradia, a justiça, a educação e a uma serie de outras coisas que nos são garantidas constitucionalmente – ainda que na maioria das vezes esses nossos direitos acabam por não sai do papel.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é, que como cidadãos também temos “o direito de ter acesso aos bens materiais e imateriais que representam o nosso passado, a nossa tradição.” [FERNANDES, 1993] Temos direito a nossa memória histórica,cabendo aos órgãos públicos - e também a cada um de nós – zelar, preservar e valorizar os bens de ordem cultural que são parte fundamental da nossa identidade.
É exatamente para possibilitar as pessoas o conhecimento e o acesso aos seus bens culturais – sejam materiais ou imateriais – que são criados espaços, como museus, bibliotecas, arquivos, monumentos; que são “lugares da memória” - espaços onde podemos não apenas conhecer, mas sobretudo, aprender a importância de valorizar esses nossos patrimônios.
Bem, é isto que vem a ser este blog. Ele é mais um desses lugares da memória, um espaço onde o(a)s estudantes do município de Itaberaba poderão conhecer e aprender sobre os patrimônios materiais da nossa comunidade.
Aqui neste espaço de interação virtual, encontraremos mais do que informações sobre alguns bens materiais do nosso município, mas poderemos aprender a importância e grande necessidade de valorizarmos aquilo que é parte fundamental da nossa história, os bens que constituem a nossa identidade e sobre os quais temos o DIRETO de conhecer, e assim, procurarmos ajudar da maneira que pudermos na sua preservação.