O Projeto


 INTRODUÇÃO

Segundo Pelegrini (2006), a preservação do patrimônio histórico e cultural da humanidade tem ganhado cada vez mais “espaço na mídia” [1]·, muitas são as reportagens e informações veiculadas nos meios de comunicação sobre a questão dos patrimônios. Logo, entendemos que este espaço pode [e deve] ser utilizado como meio, não apenas, de divulgação, mas de educação patrimonial. Mas o que aqui estamos entendo como educação patrimonial?
            Bem, é José Ricardo Fernandes (1992) que nos mostra que Educação Patrimonial

(...) nada mais é do que a educação voltada para questões atinentes ao Patrimônio Cultural, que compreende desde a inclusão nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, de disciplinas ou conteúdos programáticos que versem sobre o conhecimento e a conservação do Patrimônio Histórico, até a realização de cursos de aperfeiçoamento e extensão para os educadores e a comunidade em geral, a fim de lhes propiciar informações acerca do Patrimônio Cultural, de forma a habitá-los a despertar nos educadores e na sociedade e na sociedade o senso de preservação da memória histórica e o consequente interesse pelo tema. [2] (grifo nosso).
            E, se um dos objetivos principais da Educação Patrimonial é exatamente o de procurar despertar na sociedade esse “senso” de interesse pelos seus bens culturais, tendo em vista a ideia de que não basta desenvolver políticas de preservação que visam proteger e assegurar esses elementos da memória, mas fazer com que a população compreenda a importância e o valor histórico que estes possuem para si e para a sua comunidade.

Acreditamos que propostas com esse cunho educativo devem ser efetivadas não apenas pelos meios de educação formal, como a escola; tão pouco, deve se esperar que apenas os órgãos governamentais competentes assumam a total responsabilidade em oferecer cursos e desenvolver projetos que contemplem esse objetivo, mas, é de suma importância que outros instrumentos, meios e espaços sejam utilizados com a finalidade de contribuir e assegurar que essa educação patrimonial alcance uma grande parte da nossa sociedade.    
             
Assim, tivemos a ideia de criar um blog que sirva a esse propósito, que é o de contribuir com a educação patrimonial. Mais especificamente, propiciar aos alunos da rede publica do município de Itaberaba e região – já, que o publico alvo do nosso blog serão os estudantes do ensino fundamental e médio[3] - um espaço no qual ele (a)s possam conhecer, aprender e serem despertados para a importância da preservação e valorização dos patrimônios materiais do nosso município, tendo em vista, que a nossa proposta esta voltada para o trabalho com Patrimônios Materiais -  escolha, que esta ligada a afinidade que tem a maior parte do grupo com esse tipo de patrimônio, tendo em vista, que alguns trabalhos de coleta de material sobre esses bens já foram realizado na disciplina, despertando o interesse de muitos de nós para essa discussão sobre os bens materiais - entendendo-os como os bens que “[...]compreendem os testemunhos materiais da adaptação do homem à natureza, da manipulação dos seus recursos, bem como de sua vivencia histórica.”[4]
             
Então, em harmonia também com as posições defendidas no IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, ocorrido em Atenas, em 1993, que afirmou que as obras e bens materiais de uma cidade “são testemunhos preciosos do passado”[5] da mesma, possuindo assim não apenas valor histórico, mas também sentimental, nosso blog tem a pretensão de constituir-se enquanto mais um desses “lugares da memória”[6], um lugar onde a finalidade maior é promover de maneira dinâmica e interativa “a sensibilidade e a consciência dos educandos [...] da importância da preservação destes bens culturais.”[7]

O blog terá o nome de Nosso patrimônio e nele os estudantes itaberabenses e todos os internautas que o acessarem, encontrará um vasto e interessante material informando de maneira educativa e dinâmica sobre alguns dos principais bens patrimoniais do nosso município (fotos, textos e vídeos). Temos a certeza de que o mesmo irá contribuir de maneira bastante efetiva para a divulgação e conscientização da comunidade itaberabense e da comunidade virtual como um todo, sobre a importância da valorização e preservação dos nossos patrimônios materiais.




[1] PELEGRINI, Sandra C. A. O Patrimônio cultural no discurso e na lei: trajetórias do debate sobre a preservação no Brasil. UNESP – FCLAs – CEDAP, v.2, n.2, 2006.
[2] FERNANDES, José Ricardo Oria. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de história. Rev. Bras. De História, v.13, nº 25/26; São Paulo, set.92, pp. 265-276. 
[3] Essa nossa escolha em direcionar o blog aos estudantes, esta ligada ao  fato de que enquanto estudantes do curso de licenciatura em História – assim, professores de história em formação – temos sentido a necessidade de levar algumas das questões que temos aprendido nas discussões realizadas nas aulas de Patrimônio para a nossa comunidade, e sobretudo para os estudantes. O que nos permite atender não apenas a prerrogativa ligada a necessidade de conhecimento e valorização do Patrimônio Cultural, prescrita na própria Constituição brasileira de 1988, mas também as novas propostas do ensino de história que reconhece a importância do trabalho com a memória, a cultura e a identidade de diferentes grupos sociais.
[4] FERNANDES, José Ricardo Oria (1992),p. 269.
[5] PELEGRINI, Sandra C. A.(2006), p.01.
[6] FERNANDES, José Ricardo Oria (1992),p. 273.
[7] Idem, p. 273.

A justificativa

Pensando na difusão da internet, símbolo da globalização, veículo capaz de transmitir e informar o maior número de pessoas possíveis, é que decidimos criar um blog que fosse capaz de unir dois interlocutores. Se por um lado possuímos o entendimento de se preservar a informação, enquanto valor histórico, manter viva esta informação depende do suporte adequado para tal fim e de leitores capazes de manter vivas tais informações. 

É Piaget quem afirma que a aquisição do conhecimento se dá pelo compartilhamento de experiências com outras pessoas, com o uso da palavra ou não, mas com a simples transferência de informação.[1]

O Blog ou registro eletrônico é de fácil interação, dinâmico e possibilita facilidade tanto de acesso quanto de atualização. Sendo assim, o blog funciona como um suporte capaz de conter informações específicas e disponíveis ao acesso.

O uso de novas tecnologias para um público leitor vem sendo amplamente discutido, e seu uso nas escolas, e nas universidades, não significa puro modismo, mas tendo em mente que ambas tem o papel de formar cidadãos para se integrarem na sociedade, o uso destas tecnologias ajuda nesta formação.[2]

A interface do blog permite fácil acesso a informações, estando bem organizadas com títulos e subtítulos. Informações que podem ser lidas e apreendidas, atingindo nosso maior interesse: que os jovens e estudantes itaberabenses tenham o entendimento que toda cidade possui seus patrimônios, material ou imaterial; e que sua preservação é imprescindível pelo seu valor histórico para o município.

O blog tem um cunho pedagógico para informar e interagir com os leitores. Com textos bem escritos os patrimônios poderão ser acessados, contendo foto ilustrativa, relacionando-se com o texto informativo. Os leitores do blog poderão deixar seus comentários após as leituras registrando suas opiniões. Este ainda apresentará divertidas enquetes e vídeos mostrando e refletindo sobre os patrimônios materiais do nosso município. Portanto, a criação do blog permite a interação com a juventude num processo de aprendizagem.

É exatamente essa possibilidade de promoção da aprendizagem que justifica a nossa proposta de criação de um blog sobre patrimônio cultural. Na apresentação destacávamos  a necessidade que existe do desenvolvimento de propostas educativas voltadas para a questão patrimonial, tendo vista aquilo, que observa José Fernandes (1992) que “todos os homens têm o direito de ter acesso aos bens materiais e imateriais que representem o seu passado, a sua tradição.”

Logo, a nossa proposta é criar um espaço onde os estudantes não somente aprendam sobre o que é patrimônio, mas que conheçam e reflitam sobre a importância de preservar, divulgar e valorizar os bens matérias do nosso município, reconhecendo-os como parte de um bem “coletivo” [3].


A metodologia

Este projeto de produção do Blog, Nosso patrimônio, levará em consideração, enquanto patrimônios histórico-culturais, as concepções que orientam as cidades modernas. Segundo Lucia Oliveira[4], são considerados patrimônios históricos, o conjunto de bens: “relíquias, monumentos, cidades históricas, entre outros”, que tem a função de representar simbolicamente a identidade e a memória de um povo. Nosso enfoque será sobre o patrimônio material.
 Deste modo, entendemos como patrimônio: bens que foram construídos ou produzidos por gerações passadas e que possuem significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade Itaberabense. Bens que representam simbolicamente a identidade e memória do da comunidade local, constituindo assim uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural das gerações anteriores.
Como bem afirma Oliveira[5], o valor de um patrimônio na maioria das vezes “é determinado por mitos e tradições”. Neste sentindo além de analisarmos através de registros escritos[6] a relevância dos bens patrimoniais selecionados, para a história do povo itaberabense, iremos também analisar os depoimentos da população em relação à importância dos determinados bens.[7]
Assim sendo, a equipe fará uma analise de sete patrimônios materiais do município de Itaberaba Bahia, que serão: o Açude Juracy Magalhães, Igrejas Nossa Senhora do Rosário, Igreja Bom Jesus da Lapa, Lavanderia Pública, Tanque Público, Aguadeiros (o monumento aos aguadeiros) e a Casa do Cincurá. Então, prosseguiremos utilizando o material (fotos, vídeos, documentos, relatos orais) que já levantamos sobre esses bens patrimoniais nas atividades dos semestres anteriores para podermos construir o nosso blog.
 Todo esse material servirá para construirmos os textos que serão postados no blog discutindo e informando sobre esses nossos bens culturais. Assim como as imagens e os vídeos que também serão disponibilizados ali naquele espaço – fotografias que acompanharam os textos.
Para tornar nosso blog, ainda mais atrativo aos estudantes - público para o qual, será direcionado o espaço – criaremos interessantes enquetes sobre temas relacionados a questão dos patrimônios culturais discutidos nos próprios textos postados no blog; dicas de sites e outros blogs onde poderão encontrar mais informações sobre o assunto [patrimônio histórico-cultural], enfim, este será um espaço onde  os estudantes também poderão interagir conosco dando a sua opinião, fazendo perguntas e se posicionando através de comentários.
Além do mais, considerado a estrutura de site, que permite uma atualização rápida e interativa, como é próprio de um Blog, iremos possibilitar aos nossos visitantes um  espaço alternativo de aprendizado  que lhe permita sobretudo  interagir com outras pessoas via internet.

Nosso cronograma de trabalho

04/08
Construção do projeto pelo grupo
06/08
Apresentação e entrega do Projeto do Blog a professora
11/08
Levantamento do material para a construção do produto (blog)
16/08
Reunião em grupo para a seleção do material e construção do blog
18/08
Ativação e construção do layout do Blog Patrimônio Material
20/08
Orientação - Entrega do Projeto/ Redistribuição de tarefas individuais/grupo.
25/08
Busca de materiais/fotos/produção de textos para construção do Blog Patrimônio Material
27/08
Construção/organização do Blog
01/08
Entrega do Produto Patrimonial/ portifólio


Nossos objetivos

O Blog Patrimonial Pedra que Brilha tem como objetivo manter a interação entre os jovens estudantes internautas, compartilhando informações apresentadas por nós licenciando em História, aspirando divulgar os patrimônios materiais da cidade de Itaberaba, contribuindo para compensar a ausência de recursos disponíveis para tais pesquisas. Preservando assim, a memória e as construções arquitetônicas do município, através da conscientização dos estudantes, visto que “os blogs vêm progressivamente se transformando em um útil e versátil instrumento de rápida difusão de informações na Web.”[8]

·         Divulgar os patrimônios materiais do nosso município;
·         Interagir as informações do blog com comentários e dúvidas dos internautas;
·         Contribuir com a educação patrimonial de estudantes do ensino fundamental e médio;
·         Valorizar os patrimônios materiais da cidade;
·         Conscientizar sobre a necessidade de preservação.



Bibliografia:
CERQUIERA, Epitácio. Pedra que Brilha. Caderno do município de Itaberaba-2ª ed. Ilustrada pelo autor—Itaberaba; Bahia artes Gráficas LTDA. _ Feira de Santana _BA. 1986.
FERNANDES, José Ricardo Oria. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de história. Rev. Bras. De História, v.13, nº 25/26; São Paulo, set.92, pp. 265-276. 
FERREIRA, Vitor F. As tecnologias interativas no ensino. Quím. Nova vol.21 no.6 São Paulo Nov./Dec. 1998.
MARINHO, Simão Pedro P. Blog na educação e Manual básico do blogger. Acessado em: http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao 14/08/2010 às 22:32.

PELEGRINI, Sandra C. A. O Patrimônio cultural no discurso e na lei: trajetórias do debate sobre a preservação no Brasil. UNESP – FCLAs – CEDAP, v.2, n.2, 2006.

PIAGET, J. O Nascimento da inteligência na criança, 2° Ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura e Patrimônio: um Guia. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2008.
ZANIRATO, Silvia Helena. Patrimônio cultural: a percepção da natureza como um bem não renovável/ Silvia Helena Zanirato, Wagner Costa Ribeiro. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, nº 51, p. 251-262 – 2006.



[1] PIAGET, J. O Nascimento da inteligência na criança, 2° Ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
[2] FERREIRA, Vitor F. As tecnologias interativas no ensino. Quím. Nova vol. 21 no. 6 São Paulo  Nov./Dec. 1998:
[3] FERNANDES, José Ricardo Oria. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de história. Rev. Bras. De História, v.13, nº 25/26; São Paulo, set.92, pp. 265-276. 
[4] OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura e Patrimônio: um Guia. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2008. p.26
[5] Ibidem
[6] Dentre outros, o livro “Pedra que Brilha” Escrito por Epitácio de Cerqueira, considerado o memorialista do município, nos possibilitará perceber a importância de alguns bens patrimoniais para que contribuam na representação simbólica da identidade do povo Itaberabense.
[7] Os depoimentos, sobre a importância de alguns bens históricos, para a comunidade itaberabense foram coletados durante o andamento da disciplina Pesquisa e Patrimônio Histórico II numa atividade de campo que desenvolvemos. 
[8] MARINHO, Simão Pedro P. Blog na educação e Manual básico do blogger. Acessado em: http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao 14/08/2010 às 22:32.

Sobre este blog

Tivemos a ideia de criar um esse blog que sirva ao propósito, que é o de contribuir com a educação patrimonial. Mais especificamente, propiciar aos alunos da rede pública do município de Itaberaba e região. O público alvo do nosso blog serão os estudantes do ensino fundamental e médio - um espaço no qual ele(a)s possam conhecer, aprender e serem despertados para a importância da preservação e valorização dos patrimônios materiais do nosso município.


Tecnologia do Blogger.