IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

           O município de Itaberaba fica localizado no Piemonte do Paraguaçu sendo considerada Portal da Chapada Diamantina. Quando Itaberaba ainda era apenas um Sítio, Sitio São Simão, já existia em sua localização central uma capela que se tornou o marco para o surgimento do pequeno povoado. O esforço dos primeiros moradores, as famílias que residiam ao redor dessa capela, permitiu sua preservação comumente à fé cristã.

Passando por várias transformações, e estas podem ser bem observadas nas várias  fotografias no decorrer dos anos, chegou ao patamar de catedral da fé cristã : Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O culto a Nossa Senhora teve início ainda na fazenda São Simão, do fazendeiro Antonio de Figueiredo Mascarenhas, considerada ainda uma pequena capela de orações e louvor.
À proporção que a população ao redor da capela foi crescendo, esta foi sendo modificada e ampliada para atender ao crescimento dos fiéis. Exemplo dessa ampliação foi a inclusão da sua torre no ano de 1945.
Várias histórias se perpetuam no imaginário da população, histórias que são verdadeiros testemunhos do amor a este patrimônio, algumas tristes como o da madrugada de 1º de outubro de 1957, um fato trágico veio a acontecer, a matriz agonizava em chamas, o que levou a população local a correr em sua direção na tentativa de apagar o incêndio que destruía o templo. Uns choravam, outros oravam, outros num ato de bravura e respeito retiravam as imagens sacras e alguns livros.
Nem mesmo as chamas deste incêndio foram capazes de destruir por completo a Igreja, que simboliza os fundamentos que deu início ao povoado.   Algum tempo depois, a igreja foi recuperada constituindo hoje uma das mais belas da região.
Ao entrar pela porta principal, à direita, há um belíssimo acervo de imagens sacras (aquelas mencionadas anteriormente em função do incêndio), a exemplo de Santana, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, São Benedito, Santo Antonio, São Roque, Nossa Senhora do Carmo, da Salete e das Dores, São Judas Tadeu, o Senhor dos Passos e outras.
No interior da igreja mais à frente, no altar principal está a imagem de estilo barroco da Virgem do Rosário, Padroeira de Itaberaba, a abençoar os fiéis e todos os visitantes. Atualmente a igreja passou por um reforma e continua brilhando na praça que leva seu nome.

A Igreja depois da reforma

2 comentários:

Unknown 27 de março de 2017 às 11:07  

Parabéns pelo Blog , ótimos conteúdos e muito bem explicativo

Daiane Deyseh 3 de janeiro de 2024 às 21:33  

Olá, pode me dizer qual a fonte da imagem da Escola Castro Cincurá?

Sobre este blog

Tivemos a ideia de criar um esse blog que sirva ao propósito, que é o de contribuir com a educação patrimonial. Mais especificamente, propiciar aos alunos da rede pública do município de Itaberaba e região. O público alvo do nosso blog serão os estudantes do ensino fundamental e médio - um espaço no qual ele(a)s possam conhecer, aprender e serem despertados para a importância da preservação e valorização dos patrimônios materiais do nosso município.


Tecnologia do Blogger.