MONUMENTO AO AGUADEIRO


Profissão típica da cidade de Lisboa, os aguadeiros carregavam barris de água, que eram vendidos nas cidades, funcionando como abastecimento, já que não haviam redes de fornecimentos de água naquela época.  Primeiro, os aguadeiros “faziam a distribuição de água em jegue, com cangalha[1]”. Depois, os aguadeiros passaram a arrastar os barris de madeira, com bases circulares, pneus, conhecido como “barril-de-rola”[2].
Essa profissão só durou até a chegada da água canalizada que na cidade de Itaberaba, se deu em 14 de setembro de 1958[3].  Nesse momento, foi construído o monumento em homenagem ao aguadeiro, localizado na Praça Flávio Silvany.


[1] http://portalitaberaba.blogspot.com/2009/12/prefeitura-restaura-monumento-ao.html
[2] http://portalitaberaba.blogspot.com/2009/12/prefeitura-restaura-monumento-ao.html
[3] http://portalitaberaba.com.br/2010/07/04/cronologia-itaberabense/



0 comentários:

Sobre este blog

Tivemos a ideia de criar um esse blog que sirva ao propósito, que é o de contribuir com a educação patrimonial. Mais especificamente, propiciar aos alunos da rede pública do município de Itaberaba e região. O público alvo do nosso blog serão os estudantes do ensino fundamental e médio - um espaço no qual ele(a)s possam conhecer, aprender e serem despertados para a importância da preservação e valorização dos patrimônios materiais do nosso município.


Tecnologia do Blogger.